A chegada de um bebê é um momento muito especial, cheio de emoções e alegrias para os pais, familiares e também para o Vera Cruz Hospital. A equipe multiprofissional especializada está sempre pronta para acolher, acompanhar e orientar todos os passos da mãe e do bebê, desde a gestação até o pós-parto, de forma humanizada e diferenciada.

 

A Maternidade do Vera Cruz Hospital dispõe de 16 acomodações privativas equipadas com banheiro, TV, telefone e móveis funcionais. Os quartos são amplos e confortáveis, proporcionando um ambiente agradável para os usuários.

 

Para que toda a família possa curtir de pertinho os primeiros momentos e o acompanhamento médico ao recém-nascido, a Maternidade do Vera Cruz oferece o sistema de alojamento conjunto em que o bebê permanece junto à mãe em seu quarto desde o nascimento até a alta hospitalar.  Esse sistema possibilita que o pequeno receba todos os cuidados assistenciais ao lado da mãe, o que diminui as chances de infecção, aumenta o índice de amamentação, estimula o vínculo entre bebê e sua família e encoraja os pais a realizarem os primeiros cuidados sob a orientação da equipe de Enfermagem.

 

Para que a mãe se sinta mais segura para iniciar as rotinas junto ao recém-nascido, a equipe de Enfermagem acompanha e orienta sobre os cuidados do dia a dia, entre eles, a hora do banho, a melhor forma de trocar fraldas e amamentar o bebê. Este momento é muito importante, pois caracteriza a troca de experiências entre profissionais e pais, o que contribui para a adaptação da mãe com o filho de uma forma individual, atendendo às necessidades e ritmo naturais de cada um.

 

Para o Vera Cruz, cada novo nascimento representa a chegada de mais um membro para a história do hospital, o que é sempre um motivo de grande orgulho para sua equipe que trabalha em conjunto para trazer a este mundo cerca de 90 bebês por mês. Todos com muita saúde.

 

Direito da gestante a acompanhantes

A Lei Estadual 13069/2008 estabelece que a gestante tem direito a um acompanhante no momento do trabalho de parto, do parto e no pós-parto imediato. Antes mesmo da existência dessa lei, a Maternidade do Vera Cruz Hospital já praticava isso e vai além, autorizando a permanência também de dois acompanhantes durante o pré-parto.

 

Clique aqui e conheça as diretrizes para acompanhante e acompanhamento de gestante no Hospital Vera Cruz.

 

Maternidade: serviços

 

O atendimento à gestante e ao bebê também é amparado por outras áreas do Vera Cruz Hospital. O departamento de Neonatologia oferece estrutura moderna e equipamentos de alta tecnologia para atender os recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados.

 

Na sala dos primeiros cuidados os acompanhantes podem aguardar o nascimento do bebê. Nesse espaço é possível acompanhar, através de um vidro, os cuidados realizados pela equipe de Enfermagem com o recém-nascido.

 

As mães têm à disposição uma área reservada para a coleta de leite, mantendo assim os altos índices de aleitamento materno.

 

Resultado do Teste do Pezinho:

 

Clique aqui e consulte o resultado do teste fornecido pela APAE.