Para mobilizar a rede de profissionais do Vera Cruz, a fachada do hospital recebeu uma iluminação alaranjada, que chamou atenção no Dia Mundial da Segurança do Paciente, na última terça-feira 17 de setembro. A ação foi desenvolvida por colaboradores engajados com o tema, reforçando o alto comprometimento dos nossos profissionais diante dos pacientes.
A cor oficial da campanha, laranja, também foi escolhida para as camisetas que cada um dos participantes desta ação vestiu. E vestir a camisa é um ato diário para nós, como lembra o Dr. Erickson Blun:
“O Dia da Segurança do Paciente é todo dia. Nós focamos no nosso público todo o tempo para que tenha tranquilidade, usufrua dos melhores equipamentos e receba a melhor abordagem dos profissionais treinados. A criação deste dia é um importante alerta à sociedade, que deve reconhecer as instituições que se preocupam com a assistência à saúde”, observa o diretor presidente do Hospital Vera Cruz, Erickson Blun.
Em 17 de setembro é lembrado pela primeira vez o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi definida na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, ocorrida em maio último, em Genebra, na Suíça, quando mais de 4000 delegados dos 194 países que compõem a Organização Mundial da Saúde (OMS) trataram dos principais problemas deste segmento no mundo.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o objetivo é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.
Selo de alta performance da UTI
O Selo Top Performer conquistado este ano pela 3ª vez consecutiva pelo Hospital Vera Cruz atesta o princípio da instituição em oferecer o que há de melhor ao paciente. A certificação, concebida pelo Sistema Epimed Monitor – que avalia mais de 800 unidades na América do Sul –, foi compartilhada somente com outras mais 106 Unidades de Terapia Intensiva no continente.
O Epimed promove o gerenciamento clínico e epidemiológico dos doentes críticos internados com o objetivo de promover melhorias na eficiência do atendimento e segurança do paciente. Criado por médicos intensivistas em 2008, o Sistema Epimed é referenciado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), da Microsoft, e pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP).
“Uma UTI deve apresentar qualidade inequívoca, promover segurança e evitar o ‘evitável’. Rotinas, checklists diários e outros cuidados contribuem para que os processos sejam executados e gerenciados com bons resultados, inibindo os indesejáveis eventos adversos. UTIs com estas características garantem sustentabilidade e zelo aos pacientes de alta gravidade e complexidade”, afirma o coordenador médico da UTI adulto do Vera Cruz, Dr. Ronaldo Padovani.
Questões decisivas
Em outra iniciativa de cuidado e atenção ao paciente, o Pronto Socorro do Hospital Vera Cruz apresenta plantão 24 horas de especialistas em neurologia e cardiologia, profissionais decisivos no diagnóstico e tratamento de ataque cardíaco e derrame.
Tantas ações de vanguarda tornam o Hospital Vera Cruz – que tem 75 anos de existência – reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento que valoriza a vida em primeiro lugar.
Um dos reconhecimentos que recebeu foi a certificação máxima de boas práticas em assistência hospitalar e domiciliar pelo 10º ano consecutivo na recente premiação 3M Medical, que abrange 112 hospitais em todo o País.
E em dezembro de 2018, o Hospital Vera Cruz conquistou a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) com o nível máximo: “Acreditado com Excelência”. Só recebem essa categoria de avaliação os serviços de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização.
publicado em 18/09/2019
Deixe seu comentário: