UTI Adulto

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI-A) do Hospital Vera Cruz constitui-se de 10 leitos com amplas acomodações individualizados e 4 leitos semi-intensivo individuais, destinado ao atendimento de pacientes graves e de alta complexidade.

A UTI-A é uma área especial de internação do Hospital, dotada de equipamentos sofisticados, de última geração e que conta com uma equipe multiprofissional treinada para prestar um atendimento especializado à pacientes clínicos e/ou cirúrgicos que, num determinado momento na evolução clínica de sua patologia, necessitam de cuidados intensivos e ininterruptos.

Todo equipamento técnico e humano de que dispõe uma UTI tem, como primeira finalidade, tratar, prevenir e diagnosticar precocemente qualquer alteração clínica, que possa colocar em risco a vida do paciente. E isso é realizado através da monitorização e controle de suas funções vitais de maneira contínua nas 24 horas do dia. Essa é, portanto, a única maneira de garantir o fornecimento de um tratamento especializado em tempo hábil, sempre quando necessário.

A Unidade Semi-Intensiva comporta paciente de menor gravidade e/ou dependência e pacientes que já ultrapassaram a fase mais aguda da doença, contando com a presença de acompanhante, que vem contribuir para uma melhor, mais rápida e humanizada recuperação.

 

Diferenciais da Unidade:

1. Amplas instalações planejadas dos leitos com vasta iluminação natural e com espaço suficiente para os equipamentos que sejam necessários;

 

2. Disponibilidade para atendimento de todas as especialidades médicas, assim também como todo serviço de apoio;

 

3. Equipe multidisciplinar integrada, contamos com várias especialidades:

  • Equipe médica composta na sua maioria por médicos titulados pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
  • Permanência do Coordenador da Unidade juntamente com o Médico diarista, garantindo uma melhor assistência prestada aos pacientes.
  • Equipe de enfermagem: Enfermeiros especialistas e técnicos de enfermagem dimensionados segundo a RDC7 (Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA)
  • Equipe de fisioterapia respiratória e motora.
  • Fonoaudiologia.
  • Odontologia.
  • Psicologia.
  • Farmacêutico clínico.
  • Nutricionista.
  • Auxiliares administrativo.

 

4. Round matinal onde são discutidos os planos terapêuticos de maneira multidisciplinar, aplicando inclusive o check-list de segurança, onde são coletados inúmeros dados de gestão EPIMED.

 

5. Indicadores: A análise dos dados de gestão gerados pela EPIMED permite compararmos com outras instituições, vinculadas ao sistema. Neste ano nos foi concedido o selo UTI Top Performer, destinado às unidades que se destacaram pelo seu desempenho.

 

6. Contamos com um Time de IRAS (Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), responsáveis por monitorar eventuais infecções, desencadeando ações de prevenção, treinamento e auditorias.

 

7. Inúmeros protocolos assistenciais e institucionais.

 

Abaixo alguns resultados do primeiro trimestre de 2019:

TEMPO DE PERMANÊNCIA DA UNIDADE:

Média de permanência na unidade: 3,74 dias.

 

IDADE - HISTOGRAMA

Indicador faixa etária – perfil geriátrico

 

INDICADOR TIPOS E RAZÕES DE INTERNAÇÕES:

 

 Razões de internações: 57% pacientes cirúrgicos eletivos/ urgência e 43% pacientes clínicos

 

 

 


  • UNIDADE CARDIOLÓGICA


  • UTI NEONATAL


  • UTI PEDIÁTRICA

Atenção!
Sucesso!