O Pronto-Socorro

O Pronto-Socorro é o local onde as pessoas vão em busca de cuidados médico-hospitalares imediatos diante de situações de urgência ou de emergência. Entendendo a necessidade dos pacientes que procuram ajuda, mais que estar disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, o Pronto-Socorro do Hospital Vera Cruz apresenta algumas particularidades que o diferenciam dos demais. 

EQUIPE MÉDICA:

Com o objetivo de atender com excelência às principais patologias que trazem os pacientes ao Pronto-Socorro,  temos à disposição, durante as 24 horas do dia, uma equipe de médicos plantonistas das seguintes especialidades:

. 1 Ginecologista-obstetra

. 2 Pediatras

. 1 Ortopedista

. 1 Cirurgião Geral

. 4 Clínicos Gerais durante o dia e 3 no período noturno - um deles fica na Observação do Pronto-Socorro, exclusivamente voltado ao atendimento dos pacientes mais graves ou complexos, iniciando o tratamento e estabilização clínica enquanto o paciente não é transferido para o leito de destino.  

Nos períodos de aumento da demanda, essa equipe é redimensionada para garantir o atendimento dos casos de menor gravidade em até 2 horas. 

Visando garantir o pleno atendimento aos pacientes, este ano iniciamos o projeto de substituição de um Clínico Geral por um Cardiologista e, atualmente, já temos esse especialista em 85% dos horários da escala.

Todos os médicos que trabalham no Pronto-Socorro fizeram pelo menos 2 anos de residência médica após concluir a graduação, sendo que a maioria tem uma segunda residência em alguma especialidade. 

 

EQUIPE DE ENFERMAGEM:

Cada vez mais a literatura sobre qualidade assistencial e segurança do paciente reconhece que o atendimento multidisciplinar é o único capaz de garantir o melhor resultado do tratamento. Contamos, nas 24 horas, com equipe de 3 a 6 enfermeiros altamente capacitados nos diferentes setores do Pronto-Socorro e que se responsabilizam por coordenar todos os demais membros da equipe de enfermagem, interagindo de forma recíproca com a equipe médica e demais setores do hospital. Todos os enfermeiros têm ACLS (Advanced Cardiac Life Support), que é o treinamento para atendimento de emergências cardiovasculares segundo diretrizes do American Hearth Association. 

 

ESTRUTURA FÍSICA:

A estrutura física do Pronto-Socorro foi desenhada para atender os diferentes grupos de pacientes da forma mais individualizada possível. A faixa etária pediátrica conta com um espaço físico separado do atendimento dos adultos e as gestantes têm uma sala específica onde aguardam exames, recebem medicação e fazem cardiotocografia, que por sua vez fica próxima ao consultório do obstetra para casos de maior urgência.

No Pronto-Socorro Adulto, pacientes que chegam graves contam com a Sala de Emergência, estrategicamente posicionada na entrada do setor e totalmente equipada para atender os mais variados tipos de urgências – sejam elas clínicas ou cirúrgicas. 

Recentemente, foi criada a Sala de Protocolos, onde os pacientes com critérios de inclusão nos protocolos institucionais gerenciados de Dor Torácica, Sepse, AVC e Trauma são rapidamente atendidos pelas equipes médicas e de enfermagem.

 

Pronto-Socorro do Hospital Vera Cruz
Av. Andrade Neves, 402, Centro - Campinas - SP
Tel.: (19) 3734.3091

Para atendimento é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto e a carteirinha do convênio. 

Atenção!
Sucesso!